O projeto Escola Mirim de Trânsito de Mogi das Cruzes, uma iniciativa educativa da Secretaria Municipal de Mobilidade, realizou uma visita especial com sua unidade itinerante ao Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Dora Maria Cardoso Pereira Miranda, no Alto do Ipiranga, na manhã desta sexta-feira (17/10).
A equipe da pasta levou para a unidade escolar toda a estrutura da sede da escola — que fica em César de Souza —, recriando um espaço de vivência para que as crianças aprendam, de forma lúdica e divertida, sobre as regras básicas de segurança e organização no trânsito.
Crianças como Multiplicadores de Conhecimento
A metodologia do projeto utiliza materiais que simulam uma cidade real, incluindo semáforo, faixa para travessia de pedestre, placas, cones e bicicletas, que representam os veículos. As explicações são feitas de forma lúdica, facilitando a absorção do conhecimento pelos pequenos.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, destacou o impacto do trabalho: “As crianças são os maiores multiplicadores de conhecimento. Toda vez que ensinamos uma criança sobre algo, uma família inteira aprende. Imagine a quantidade de adultos que estamos impactando com a nossa escola mirim!”.
Kamiyama ressaltou que a educação na primeira fase escolar forma condutores ou pedestres “muito mais conscientes, responsáveis e empáticos” no futuro. “Os pequenos aprendem e levam para casa o exemplo para os pais”, completou.
O projeto é direcionado a alunos de todas as idades, de escolas públicas e particulares. As escolas interessadas em solicitar uma visita da Escola Mirim de Trânsito ou receber a versão itinerante podem agendar pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail [email protected].
Créditos de imagem: Divulgação/PMMC (



