FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Mogi das Cruzes

SEMAE MOGI É DESTAQUE NA FENASAN COM PROJETO INOVADOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ESTUDANTES

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes encerrou sua participação na Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), realizada em São Paulo de 21 a 23 de outubro, com um destaque para suas iniciativas socioeducativas. A Fenasan é considerada o maior evento de saneamento ambiental das Américas e abordou o tema “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.

A autarquia mogiana apresentou o artigo “Projeto de Educação Ambiental Amigo da Água”, de autoria das servidoras Juliana Fernandes Machado Calmon de Jesus (engenheira ambiental e apresentadora) e Jenifer Clarisse Pereira da Silva (técnica em saneamento).

O artigo detalha o programa “Educação Ambiental em Saneamento Básico”, desenvolvido pela Comissão de Educação Ambiental do Semae em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, que prestigiou a feira, celebrou o reconhecimento. “O Semae foi destaque na Fenasan com nosso projeto de Educação Ambiental. Agradeço a toda equipe da autarquia que diariamente trabalha para levar educação ambiental e também mais qualidade de vida para as pessoas. É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli aperfeiçoar cada vez mais os nossos serviços”, afirmou.

Objetivo e Expansão do Projeto

O projeto “Amigo da Água” foi lançado em 2024 em um modelo-piloto na Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em Jundiapeba. O sucesso da iniciativa levou à sua ampliação em 2025, sendo levado à Escola Municipal Monteiro Lobato (Ponte Grande) e ao Cempre Professor José Limongi Sobrinho (Botujuru).

O foco da iniciativa é sensibilizar e educar estudantes sobre uma vasta gama de temas ambientais e de saneamento básico, incluindo:

  • O ciclo da água e sua distribuição no planeta.
  • Tratamento de água e uso consciente.
  • Problemas de poluição, com destaque para o Rio Tietê.
  • Gerenciamento de esgoto doméstico, reúso de água e drenagem.
  • Questão dos resíduos sólidos.

A Comissão de Educação Ambiental do Semae é composta também pelos servidores Marli de Lima Cardoso, Matheus Mozart, Penha de Cássia Nogueira de Matos e Raphael Carlos dos Santos.

Crédito da foto: Divulgação/Semae

Você também pode querer ler:

Mogi das Cruzes

Carnaval em Mogi das Cruzes: 10 mil passageiros esperados e Procon fiscaliza rodoviária.

Entre a última sexta-feira (28) e a quarta-feira (5), o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi das Cruzes, espera receber
Mogi das Cruzes

Março por Elas: Mogi das Cruzes Promove Mês Dedicado às Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Mogi das Cruzes preparou um mês de março repleto de atividades especiais para