A Vigilância Sanitária de Suzano alcançou um importante reconhecimento nacional ao ser selecionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para integrar o segundo nível do programa “IntegraVisa”. Com isso, Suzano faz parte de um grupo restrito de apenas 80 órgãos de vigilância sanitária em todo o Brasil (municipais e estaduais) que receberão ferramentas avançadas de gestão da qualidade.
O programa visa modernizar os processos de trabalho da Vigilância Sanitária, alinhando-os a diretrizes internacionais e focando no fortalecimento das ações de proteção da saúde pública.
Compromisso com a Excelência e Modernização
A seleção para o Nível II sucede a participação bem-sucedida de Suzano no Nível I do “IntegraVisa”, que contou com 200 órgãos do País e teve como foco a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. A Anvisa reconheceu o porte do município, as ações já realizadas e o engajamento dos técnicos locais nas capacitações.
O Nível II, que será realizado em formato híbrido entre novembro deste ano e abril do próximo, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, visa:
- Implantação de Metodologias: Desenvolver e avaliar o sistema de gestão da qualidade.
- Planejamento Estratégico: Aperfeiçoar a tomada de decisões e o monitoramento de resultados.
- Melhoria Contínua: Promover maior eficácia na fiscalização e uma atuação mais transparente e orientada para o cidadão.
A diretora de Vigilância Sanitária de Suzano, Carmen Lorente, celebrou a conquista: “Essa conquista demonstra o comprometimento da nossa equipe com a excelência na gestão e com a proteção da saúde da população. É um passo importante para aprimorar ainda mais nossos serviços e fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”.
Resultados da Primeira Etapa
A dedicação da Vigilância suzanense já gerou frutos concretos. Durante a participação na primeira etapa do programa, foram criados um grupo interno de trabalho focado em qualidade e um ciclo de dez capacitações públicas em setembro.
O ciclo de palestras, que somou quase 30 horas de conteúdo, reuniu cerca de 400 interessados em aperfeiçoar práticas nos setores de saúde, alimentação, estética e outros serviços com riscos sanitários. Entre os temas de maior interesse estiveram “Boas Práticas em Drogarias”, “Comércio de Carnes Seguras” e “Instituição de Longa Permanência de Idosos”.
Créditos das Fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano



