A excelência do trabalho da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano foi reconhecida em âmbito nacional com a visita de uma comitiva de 12 integrantes da Fundação Pró-Tocantins, incluindo coronéis da Polícia Militar daquele estado. O encontro, realizado na última quarta-feira (22 de outubro) na sede da GCM, na Vila Figueira, teve como foco a troca de experiências para o fortalecimento das políticas de proteção às mulheres em situação de violência doméstica.
A equipe tocantinense, composta pelo coronel Luiz Cláudio Benício (diretor-presidente), coronel Admivair Silva Borges (diretor financeiro) e tenente-coronel Adilson Castro da Silva (diretor administrativo), buscou entender o funcionamento da Patrulha, que é uma das mais antigas e bem-sucedidas do Brasil.
Modelo de Sucesso e Resultados Expressivos
Durante a visita, a comitiva conheceu em detalhes as estratégias de atuação do grupamento suzanense. A Patrulha, criada em 2014, completou 11 anos de atividades neste mês com números que reforçam sua eficácia:
- Mais de 5 mil mulheres atendidas.
- 88 mil rondas realizadas.
- Nenhuma ocorrência de feminicídio entre as vítimas acompanhadas.
Os visitantes também conheceram a Central de Segurança Integrada (CSI) e o programa “Smart Suzano”, que utiliza tecnologia e inovação para monitoramento e segurança pública, e demonstraram grande interesse na integração entre as forças locais e a rede de apoio às mulheres.
A coordenadora da Patrulha, Jaqueline Ferreira, expressou o orgulho com o reconhecimento: “Receber uma comitiva de outro Estado mostra que o trabalho que fazemos aqui tem impacto e serve de exemplo. A segurança pública precisa desse olhar humano, e Suzano é prova de que isso é possível quando há união e engajamento”.
Protagonismo e Compartilhamento de Boas Práticas
O secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou que o encontro reforça o protagonismo de Suzano no cenário nacional. “A Patrulha Maria da Penha é um orgulho para a cidade. Receber a visita de coronéis do Tocantins demonstra o reconhecimento da qualidade e dos resultados obtidos aqui. Seguimos firmes em nosso compromisso e agora também compartilhando experiências que podem fortalecer outras regiões do País”, afirmou Balbino.
A Patrulha Maria da Penha de Suzano foi inspirada no modelo pioneiro de Curitiba e se consolidou como referência nacional em monitoramento de medidas protetivas e acolhimento, servindo de inspiração para que outras cidades ampliem suas redes de proteção à mulher.
Crédito das Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



