A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu um passo importante na consolidação da cultura de ética e transparência na saúde pública. Nesta segunda-feira (27/10), um grupo técnico composto por representantes das Secretarias de Saúde, Governo e Transparência, Controladoria Geral e Tecnologia da Informação se reuniu com o diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli.
O encontro teve como foco a deliberação do protocolo e o cronograma de ações compartilhadas que serão implementadas nos próximos meses, dando continuidade ao termo de cooperação firmado com o Instituto.
Protocolo para Governança e Controle Social
O protocolo detalha os processos essenciais para o aumento da transparência na gestão da saúde, incluindo:
- Registro e padronização de procedimentos.
- Tratamento e monitoramento das informações.
- Aperfeiçoamento da prestação de contas.
- Fortalecimento do controle social.
- Integração dos sistemas ao Portal da Transparência da Prefeitura.
Para iniciar a implementação, 17 Unidades da Estratégia Saúde da Família (USFs) foram selecionadas como unidades-piloto do projeto, abrangendo bairros como Cocuera, Jardim Aeroporto II/Santos Dumont, Nove de Julho, Jardim Piatã, Taiaçupeba e Nova Jundiapeba, entre outros.
Compromisso com a Boa Governança
A prefeita Mara Bertaiolli destacou que a iniciativa reforça o compromisso da administração com a boa governança: “Este trabalho conjunto reforça ainda mais o nosso compromisso com a boa governança e com o fortalecimento das políticas públicas de saúde, em benefício direto dos mogianos”, afirmou.
O vice-prefeito Téo Cusatis avaliou a ação como uma mudança de paradigmas: “Estamos reforçando o compromisso da Prefeitura de Mogi das Cruzes com a ética, a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Este é um movimento que simboliza uma verdadeira mudança de paradigmas. Estamos avançando para um modelo de gestão pública cada vez mais com foco na qualidade do serviço oferecido à população”.
Os próximos passos incluem o mapeamento das estruturas tecnológicas e, já no próximo mês, estão previstas reuniões com o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), organização social responsável pela gestão das unidades-piloto, para dar início à execução do plano de trabalho.
Crédito das Fotos: Divulgação – PMMC



