O Polo de Música e Audiovisual Paulo José, com o apoio da Prefeitura de Suzano, está promovendo o projeto “Explanaí”. A iniciativa consiste na produção de pequenos documentários que buscam dar voz e visibilidade às histórias, trajetórias e processos criativos de diversos artistas.
Ao todo, serão 20 documentários sensíveis que revelarão o percurso, as inspirações e o contato com a arte e o cinema dos protagonistas. O projeto tem a direção de Cristiano Ferrarini e a supervisão de Walmir Pinto.
Estreia com Nome de Peso:
O “Explanaí” foi lançado no dia 21 de outubro com a participação do renomado ator Paulo Betti. No curta de 20 minutos, Betti compartilha os desafios de sua carreira e as experiências marcantes no cenário nacional. O ator já possui um vínculo com Suzano, tendo participado de atividades culturais em 2018 e ministrado um workshop sobre dramaturgia em agosto deste ano.
Outra artista já apresentada pelo projeto é Thabata Vecchio, que explora em seu documentário o poder da arte como forma de liberdade e expressão em sua trajetória criativa.
Como Acompanhar:
Os lançamentos dos documentários ocorrem sempre às terças e sextas-feiras, com novos conteúdos sendo disponibilizados entre meio-dia e 16 horas. O projeto segue até o dia 26 de dezembro.
Para conferir as produções e se inspirar nas histórias, o público pode acessar o link dedicado: bit.ly/ArtistasDoc. O documentário de Paulo Betti também está disponível separadamente em bit.ly/DocumentarioPaulo.
O prefeito Pedro Ishi destacou o valor do projeto para a cidade, afirmando que o “Explanaí” é uma oportunidade valiosa para compartilhar saberes e “reforçar a importância da cultura entre os munícipes”, além de incentivar novas gerações.
Créditos das Fotos: Gabriel Lima/Secop Suzano.



