FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Suzano

Suzano Entra em Grupo do Condemat+ para Modernizar a Iluminação Pública com Inovação e Dados

Projeto piloto, em parceria com Fapesp e Unicamp, busca a transição para uma gestão energética mais eficiente e sustentável, usando inteligência de dados e diagnóstico individualizado.

A Prefeitura de Suzano deu um passo importante na busca pela eficiência energética e sustentabilidade ao integrar um grupo de trabalho regional do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+). O foco é a modernização e o aprimoramento da iluminação pública da cidade.

Este projeto-piloto é desenvolvido em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A proposta central é utilizar dados e inovação tecnológica para embasar as decisões de gestão pública e criar uma plataforma digital integrada.

Metodologia e Diagnóstico:

A participação de Suzano na iniciativa será liderada pelo secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira. Ele será responsável por fornecer e consolidar dados que auxiliarão na elaboração de diagnósticos situacionais e na criação de modelos de financiamento para projetos de melhorias.

Os dados serão coletados por meio de um questionário de 50 perguntas (40 de múltipla escolha e 10 abertas), abrangendo aspectos técnicos, operacionais, regulatórios e de gestão da iluminação. O instrumento adapta uma metodologia usada para avaliação de riscos e desastres naturais.

O resultado do levantamento será analisado pelo Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Iluminação Pública (Cepil) da Fapesp. O Cepil irá:

  • Identificar o estágio atual de cada município.
  • Classificar o nível de maturidade da gestão.
  • Indicar oportunidades de melhoria em infraestrutura, governança e uso de dados.
  • Apoiar a estruturação de projetos de financiamento e parcerias tecnológicas.

O secretário Samuel Oliveira destacou a importância da colaboração regional: “Sabemos que este setor é estratégico para o desenvolvimento dos municípios. Por isso, estamos atuando em conjunto para compartilharmos informações […] para alcançarmos a excelência no trabalho”.

A condução dos processos, a nível local, envolverá gestores e técnicos municipais, que receberão a devida capacitação para implementar a transição para modelos mais eficientes, sustentáveis e inteligentes.


Créditos das Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros