Projeto piloto, em parceria com Fapesp e Unicamp, busca a transição para uma gestão energética mais eficiente e sustentável, usando inteligência de dados e diagnóstico individualizado.
A Prefeitura de Suzano deu um passo importante na busca pela eficiência energética e sustentabilidade ao integrar um grupo de trabalho regional do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+). O foco é a modernização e o aprimoramento da iluminação pública da cidade.
Este projeto-piloto é desenvolvido em colaboração com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A proposta central é utilizar dados e inovação tecnológica para embasar as decisões de gestão pública e criar uma plataforma digital integrada.
Metodologia e Diagnóstico:
A participação de Suzano na iniciativa será liderada pelo secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira. Ele será responsável por fornecer e consolidar dados que auxiliarão na elaboração de diagnósticos situacionais e na criação de modelos de financiamento para projetos de melhorias.
Os dados serão coletados por meio de um questionário de 50 perguntas (40 de múltipla escolha e 10 abertas), abrangendo aspectos técnicos, operacionais, regulatórios e de gestão da iluminação. O instrumento adapta uma metodologia usada para avaliação de riscos e desastres naturais.
O resultado do levantamento será analisado pelo Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Iluminação Pública (Cepil) da Fapesp. O Cepil irá:
- Identificar o estágio atual de cada município.
- Classificar o nível de maturidade da gestão.
- Indicar oportunidades de melhoria em infraestrutura, governança e uso de dados.
- Apoiar a estruturação de projetos de financiamento e parcerias tecnológicas.
O secretário Samuel Oliveira destacou a importância da colaboração regional: “Sabemos que este setor é estratégico para o desenvolvimento dos municípios. Por isso, estamos atuando em conjunto para compartilharmos informações […] para alcançarmos a excelência no trabalho”.
A condução dos processos, a nível local, envolverá gestores e técnicos municipais, que receberão a devida capacitação para implementar a transição para modelos mais eficientes, sustentáveis e inteligentes.
Créditos das Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano



