O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes celebrou na tarde desta sexta-feira (07/11) seus 59 anos de fundação com uma cerimônia dedicada aos servidores da autarquia. O evento, que contou com a presença do prefeito em exercício Téo Cusatis e do diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, marcou a preparação do órgão para seus seis décadas de existência com foco em planejamento e grandes investimentos para universalizar os serviços de saneamento no município.
O prefeito em exercício, Téo Cusatis, ressaltou a dedicação dos funcionários. “Em 59 anos, podemos nos orgulhar do que o Semae já fez e do que ainda vamos fazer, com obras importantes. Parabéns por fazerem a ‘Família Semae’”, disse, destacando o impacto do trabalho na vida dos cidadãos.
O diretor-geral, José Luiz Furtado, enfatizou a importância do Semae. “Hoje, o Semae completa 59 anos de história, garantindo o que faz Mogi funcionar: a água e o saneamento que chega nas casas, escolas, postos de saúde, empresas e em cada canto da cidade. É um trabalho que, muitas vezes, passa despercebido, mas que faz toda a diferença para que a cidade não pare”, afirmou.
Histórico e Estrutura Atual do Saneamento Mogiano
Criado em 7 de novembro de 1966, na gestão do prefeito Carlos Alberto Lopes, o Semae iniciou suas atividades em janeiro de 1967 e hoje é considerado um patrimônio de Mogi das Cruzes.
Dados Atuais da Autarquia:
- Abastecimento de Água: Fornece água para 99% da área urbana, atendendo cerca de 160 mil ligações. A estrutura inclui 2 estações de tratamento (ETA Centro e ETA Leste), 19 reservatórios (com reserva total de 60 milhões de litros) e aproximadamente 1.200 quilômetros de redes.
- Esgoto: Possui a Estação de Tratamento de Esgoto Municipal (próxima ao Parque Centenário), além da Estação de Tratamento de Sabaúna, 780 quilômetros de rede coletora e 48 quilômetros de coletores-tronco.
Furtado finalizou a celebração anunciando o futuro: “Junto à Mara Bertaiolli e ao Téo Cusatis, estamos preparando novas obras, investimentos e melhorias que vão deixar Mogi ainda mais preparada e farão da nossa cidade uma referência em saneamento.”
Créditos das Fotos: Divulgação/PMMC



