Os alunos e paratletas do Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, em Mogi das Cruzes, começaram a semana com uma atividade diferente e inclusiva: o plantio de uma horta e de um canteiro ornamental.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Agricultura e Segurança Alimentar. Cerca de 30 alunos e membros da equipe de paratletas participaram da ação, que incluiu o plantio de 100 mudas de hortaliças e de flores sunpatiens, que trarão um colorido especial à área externa da unidade.
Aprendizado, Inclusão e Sentimento de Pertencimento
O plantio faz parte do atendimento multidisciplinar oferecido pelo Centro de Paradesporto, que vai além do esporte, focando na socialização, independência e vivência de novas experiências para os participantes.
O secretário de Esporte e Lazer, Fred Abib, destacou o valor da atividade: “O contato com a natureza que o plantio permite, além da possibilidade de ver as hortaliças que comem diariamente se desenvolverem, fazem parte deste trabalho, valorizando a independência dos participantes.”
A secretária adjunta de Agricultura e Segurança Alimentar, Mariana Fraga, reforçou o papel da horta como um espaço de convivência e aprendizado. “A criação da horta e do canteiro… estimula o senso de pertencimento e o cuidado coletivo da comunidade. O contato direto com a terra desperta valores como disciplina, paciência e responsabilidade”, afirmou.
Atendimento Multidisciplinar e Descentralização
O Centro Municipal de Paradesporto atende atualmente 306 pessoas, oferecendo cerca de 500 atendimentos semanais em 14 atividades, que incluem basquete adaptado, bocha, parataekwondo, musicalização e atividades funcionais.
O trabalho do Centro também é complementado por:
- Saúde: Atendimento com dentista e encaminhamentos especializados (em parceria com a Secretaria de Saúde).
- Apoio Emocional: Roda de conversa com psicólogos e espaço de escuta e apoio aos pais e responsáveis.
- Inclusão Familiar: Atividade funcional para mães dos alunos, promovendo bem-estar físico.
A Secretaria de Esporte e Lazer tem promovido a descentralização do paradesporto com projetos como as Clínicas de Bocha nas Escolas Municipais e o Paradesporto para Todos, que já levou karatê adaptado para a região de Jundiapeba (Escola Viva) e será expandido para o Parque da Cidade nesta semana.
O Centro Municipal de Paradesporto fica na avenida Expedicionário José Barca, no Jardim Rodeio. Mais informações podem ser obtidas via WhatsApp, pelo número (11) 94380-2044.
Crédito da Divulgação: PMMC



