Suzano

Portelão é Palco de Grande Curso Estadual de Capacitação em Atividades Paralímpicas

O Complexo Poliesportivo Dr. Paulo Portela (Portelão), em Suzano, sediou nesta terça-feira (11 de novembro) a abertura de um importante evento de qualificação: a Capacitação Técnica Paralímpica. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Governo e Educação, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O curso, que é gratuito e oferece certificação, acontece de 11 a 14 de novembro e já reuniu 129 participantes até a terça-feira, incluindo professores formados, estudantes universitários e educadores que trabalham com esporte e pessoas com deficiência.

Fomento ao Esporte Adaptado

A capacitação faz parte do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, lançado em 2021 com o objetivo de fomentar o esporte adaptado em todo o Estado. Desde a sua criação, o projeto já alcançou mais de 80 municípios e capacitou mais de 12 mil pessoas.

Durante os quatro dias de atividades, os participantes recebem formação teórica e prática em um vasto leque de modalidades:

  • Basquete em Cadeira de Rodas
  • Futebol de Cegos
  • Goalball
  • Atletismo
  • Halterofilismo
  • Tênis de Mesa
  • Vôlei Sentado
  • Natação

As aulas englobam demonstrações técnicas, fundamentos básicos e orientações sobre adaptações pedagógicas, visando um aprendizado acessível e inclusivo.

Inclusão e Legado para a Cidade

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior (Nardinho), destacou o significado do evento para as políticas públicas da cidade. “Receber uma capacitação deste nível mostra que Suzano está comprometida com o esporte para todos. O curso qualifica nossos profissionais para trabalhar com diferentes modalidades paralímpicas, ampliando as oportunidades para pessoas com deficiência e reforçando nossa missão de inclusão por meio do esporte”, afirmou.

As atividades acontecem diariamente, das 8 às 18 horas, no Portelão. A secretária de Educação, Renata Priscila Magalhães, ressaltou o impacto da formação na rede municipal, onde dois professores da rede estão participando a cada dia, levando o aprendizado para as escolas e transformando a forma como o esporte é trabalhado com os alunos.

O curso é direcionado a quem concluiu ou está cursando o último ano de Educação Física, ou a educadores envolvidos com esporte, sendo obrigatória a realização prévia do curso on-line “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”.

O vice-prefeito Said Raful concluiu que o curso é um exemplo de como a gestão pública pode gerar oportunidades reais de inclusão: “O esporte tem o poder de mudar vidas, e o paralímpico vai além, ele transforma a visão da sociedade sobre o potencial das pessoas com deficiência. Receber esse projeto em Suzano é motivo de muito orgulho”.

O curso segue até sexta-feira (14/11), com aulas de halterofilismo e natação. Ainda há vagas disponíveis, e as inscrições podem ser feitas pelo site oficial www.paralimpico.com.br.


Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros