Conquista Histórica: Programa Pró-Odonto elimina demanda reprimida de mais de 5,8 mil pacientes e reduz tempo de espera para até 10 dias.
Mogi das Cruzes celebra uma marca inédita e significativa na área da saúde pública municipal. Pela primeira vez, a rede municipal de Saúde conseguiu zerar a fila de espera de pacientes que aguardavam a primeira consulta odontológica. A conquista é um resultado direto das ações do programa Pró-Odonto, um compromisso da atual administração, que visa ampliar e agilizar o acesso aos serviços de odontologia na cidade.
O prefeito em exercício, Téo Cusatis, destacou que este feito demonstra o compromisso da gestão Mara Bertaiolli com a saúde dos mogianos. “A ação integra o Plano de Governo da prefeita por uma cidade com mais saúde, cuidado e respeito com o cidadão mogiano. A exemplo da odontologia, estamos atendendo a demanda reprimida dos últimos anos em outras áreas médicas, mostrando o compromisso desta gestão com o cidadão”, afirmou.
Agilidade no Atendimento
A eficiência das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde já é sentida pela população. Nesta terça-feira (11/11), cidadãos que contataram o SIS 160 conseguiram agendar seu primeiro atendimento odontológico ainda para a mesma semana. O tempo atual de espera para a primeira consulta foi drasticamente reduzido, sendo de até 10 dias, podendo ser realizado no mesmo dia, a depender da urgência e da unidade de saúde.



Transformação do Cenário
O feito é ainda mais notável diante do cenário desafiador encontrado no início de janeiro de 2025. Naquele período, 5.800 pacientes aguardavam a primeira consulta, com um tempo médio de espera de 124 dias. Graças ao trabalho intensivo, em agosto o número já havia caído para 913 (uma redução de 84,26%), e agora, em novembro, toda a demanda reprimida foi atendida.
Estratégias de Sucesso
O resultado foi alcançado por meio de um intenso trabalho de triagem e qualificação da fila de espera, conduzido pela equipe de Odontologia. O processo classificou os pacientes conforme o grau de urgência (cárie, abscesso ou apenas limpeza), e a lista foi encaminhada à equipe do SIS 160 para contato e agendamento prioritário.
Outras ações cruciais incluíram o combate ao absenteísmo, que atingiu 35% em outubro. Para mitigar o impacto das faltas, a capacidade máxima de atendimentos de cada dentista foi utilizada, garantindo o melhor aproveitamento da agenda.
Além disso, houve a expansão do serviço de raio-X odontológico. Antes restrito à UBS Alto do Ipiranga, o exame passou a ser oferecido também nas UBSs Botujuru, Biritiba Ussú, Jardim Piatã, Nova Jundiapeba e Vila Nova União. O número de pacientes na fila de espera para este exame caiu de 100 para apenas 9.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, ressaltou o significado do feito. “Atender a toda a demanda reprimida para primeira consulta odontológica é garantir que cada paciente tenha acesso ao cuidado que precisa no momento certo. É assim que fortalecemos a saúde pública e melhoramos a qualidade de vida das pessoas”, disse.
A coordenadora de Odontologia, Paula Regina Lopes Godoy Beono, complementou, destacando o esforço coletivo: “Conseguimos não apenas zerar a fila, mas também tornar o acesso ao atendimento odontológico mais ágil, humanizado e resolutivo”.
Atualmente, após a triagem e primeira consulta, 140 pacientes seguem em acompanhamento para a continuidade de seus tratamentos.
Créditos da imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



