Suzano

Campanha “Fique Sabendo!” Reforça Ações de Prevenção e Testagem de HIV e Sífilis em Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano dará início, a partir da próxima segunda-feira, 24 de novembro, à intensificação das ações de prevenção ao HIV, marcando o início da campanha “Fique Sabendo!”. A mobilização se estenderá até 1º de dezembro, data que celebra o Dia Mundial de Combate à Aids, visando conscientizar e oferecer acesso facilitado ao diagnóstico e insumos de prevenção.

Entre segunda (24/11) e sexta-feira (28/11), o trabalho será reforçado em diversos equipamentos da rede municipal, incluindo a Atenção Básica, unidades do setor de Especialidades e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). O atendimento nesses locais ocorrerá das 8 às 15 horas.

🗓️ Dia D e Locais de Atendimento

O ponto alto da campanha será o “Dia D”, que acontece no sábado, 29 de novembro, também das 8 às 15 horas, em nove pontos estratégicos da cidade.

  • Unidades de Saúde da Família (USF): Suzanópolis e Jardim Revista.
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Dona Benta, Colorado, CSII, Casa Branca, Palmeiras, Parque Maria Helena e Tabamarajoara.

Além da Atenção Básica, os munícipes também podem procurar os equipamentos de Especialidades e da Raps:

  • Clínica da Família Dr. André Cano Garcia: Avenida Jaguari, 37 – Cidade Boa Vista.
  • Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos: Rua Kazuo Kajiwara, 91 – Parque Santa Rosa.
  • Caps Alumiar: Rua Otávio Miguel da Silva, 187 – Jardim Imperador.
  • Caps Devir: Rua Barão do Rio Branco, 315 – Vila Costa.
  • Caps AD: Rua Dr. Deodato Wertheimer, 33 – Vila Costa.
  • SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento): Rua Otávio Miguel da Silva, 323 – Parque Suzano.

💉 Serviços Oferecidos

Em todos os locais participantes, a população terá acesso aos seguintes serviços, por livre demanda:

  • Testagem Rápida: Para HIV e Sífilis.
  • Insumos de Prevenção: Distribuição gratuita de preservativos internos, externos e texturizados, além de gel lubrificante.
  • Orientações: Informações detalhadas sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

Em caso de resultados positivos, será feita a indicação dos procedimentos para início imediato do tratamento de Sífilis e o devido encaminhamento dos casos de HIV ao SAE/CTA.

🤝 Foco na População Mais Vulnerável

A campanha tem como público-alvo prioritário as populações consideradas mais vulneráveis ao HIV/ISTs, incluindo: homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.

A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, enfatizou o objetivo da iniciativa: “A campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV, ofertando a testagem às populações mais vulneráveis”.

O secretário de Saúde, Diego Ferreira, ressaltou o empenho da pasta: “Reforçamos as ações na rede municipal, para que a população possa tirar dúvidas e realizar os testes, de forma a garantir a prevenção e o tratamento que se fizer necessário”, declarou o secretário.


Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros