A Prefeitura de Mogi das Cruzes dará início, nesta quinta-feira (5 de dezembro), à Operação Natal de Segurança, um reforço estratégico em todos os recursos de segurança pública do município. O principal objetivo é coibir a criminalidade e elevar a sensação de segurança da população durante o período de compras de Natal e do pagamento do 13º salário, que geram um volume maior de circulação de pessoas e dinheiro nas ruas.
A operação é fruto de um trabalho de integração entre as forças de segurança. Em 17 de novembro, o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, se reuniu com representantes das Polícias Militar e Civil para alinhar as ações conjuntas entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias, visando a redução dos índices criminais.
Reforço da GCM nas Ruas
O número de Guardas Civis Municipais (GCM) nas ruas será significativamente aumentado, com um crescimento que pode variar de 50% a 100%, conforme a necessidade de cada região. Este reforço será possível graças à Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), programa lançado em setembro, que permite aos guardas trabalharem por 8 horas em seus horários de folga.
Atualmente, Mogi conta com 298 GCMs, que atuam no patrulhamento e monitoramento, além dos grupamentos especializados como Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural, Ronda Escolar e Patrulha Ambiental.
Tecnologia a Serviço da Segurança
A Operação Natal de Segurança contará com o suporte do Smart Mogi, o programa de monitoramento por câmeras da cidade, que está interligado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. O sistema inclui:
- 658 equipamentos instalados em pontos estratégicos.
- 210 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.
- 448 câmeras com leitura de placas de veículos.
Gilberto Ito ressaltou o sucesso dos investimentos recentes. “Todos os investimentos feitos em segurança este ano pela Prefeitura têm gerado ótimos resultados. Nesta segunda-feira (01/12), por exemplo, foram divulgados os índices criminais da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo e tivemos, pelo quarto mês consecutivo, queda em vários tipos de crime,” enfatizou o secretário.
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal para emergências e denúncias pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas por dia.
Crédito da foto: Divulgação/PMMC)


