O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Suzano (CDE) deu início aos trabalhos de sua gestão 2025/2027 com uma pauta estratégica: a Cadeia Produtiva Local (CPL) voltada para a agricultura. A primeira reunião, presidida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz, no Centrus, abordou o recém-criado Decreto 10.301/2025, que estabelece a Comissão Intersetorial de Fomento para a CPL.
🍎 Estratégias para Fomento e Abastecimento Local
A principal discussão girou em torno de como aprimorar o trabalho dos produtores locais para que consigam suprir a demanda interna do município, como o fornecimento de alimentos para a merenda escolar.
A estratégia apresentada visa criar uma integração entre os setores para garantir que a produção seja realizada mediante encomendas já asseguradas. Essa abordagem permitiria aos agricultores maior planejamento a médio e longo prazo, oferecendo segurança e previsibilidade.
Mauro Vaz reforçou o compromisso com os agricultores, destacando o aumento significativo de recursos destinados aos produtores:
- 2025: Cerca de R$ 400 mil foram destinados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), garantindo refeições a famílias em situação de vulnerabilidade através de entidades.
- 2026: A previsão é que esse valor supere R$ 1 milhão, um aumento de mais de 150%, demonstrando a prioridade do setor.
A consolidação da CPL em Suzano também poderá atrair incentivos do governo do Estado de São Paulo, alavancando projetos destinados ao abastecimento local.
🤝 Ampliação e Engajamento
O tema da agricultura tem despertado grande interesse. Durante o encontro, foi apresentada uma proposta para ampliar o número de integrantes do Conselho, permitindo a representação de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Regional de Contabilidade. Essa demanda poderá ser formalizada por meio de um projeto a ser analisado pela Prefeitura.
O presidente do Conselho destacou a importância da agricultura para o futuro da cidade: “Nossa cidade tem muito potencial de crescimento não só nos setores da Indústria, Comércio e Serviços, como também na Agricultura. Por isso, temos o objetivo de mobilizar todos os conselheiros para esse propósito de fomentar nossa agricultura local, conectando os produtores às demandas que temos na cidade”.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico é composto por 28 membros (14 titulares e 14 suplentes), reunindo representantes de diversas secretarias municipais e segmentos da sociedade civil, como comércio, indústria, serviços, turismo, ensino superior, e associações culturais, de engenheiros e arquitetos.
Créditos das Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano


