Suzano

Campanha “Fique Sabendo!” Realiza Mais de 1,5 Mil Testes de ISTs e Detecta 24 Casos

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), encerrou a campanha de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), “Fique Sabendo!”, com um balanço positivo: foram realizados 1.538 testes em toda a rede municipal entre os dias 24 de novembro e 5 de dezembro.

O trabalho intensivo foi fundamental para o diagnóstico precoce e imediato início do tratamento. Após a análise dos resultados reagentes, a campanha detectou:

  • 17 casos de Sífilis.
  • 6 casos de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
  • 1 caso de Hepatite C.

O grupo de pacientes diagnosticados com HIV já está sendo acompanhado pelas equipes técnicas da Prefeitura de Suzano, garantindo o início rápido do tratamento e acompanhamento adequado.


Foco na Prevenção Combinada

Embora a testagem tenha sido aberta a toda a população, o foco principal da campanha, conduzida pelo SAE/CTA, foram grupos prioritários: homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e transexuais, adolescentes e jovens (18 a 25 anos), população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo.

Ao todo, foram realizados 467 testes e 61 coletas para HIV; 449 testes e 74 coletas para sífilis; 304 testes para hepatite B; e 318 para hepatite C.

Além dos exames, foram distribuídos diversos insumos de prevenção e reforçadas as informações sobre prevenção combinada, diagnóstico e tratamento do HIV, conforme detalhado pela coordenadora do Programa Municipal de ISTs/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa.

“A campanha permitiu a identificação de pessoas vivendo com HIV que não tinham conhecimento do seu status sorológico, além de outras infecções que precisavam ser cuidadas da maneira devida”, ressaltou a coordenadora Micheli Rosa.


Capilaridade na Rede de Saúde

As testagens aconteceram em diversas unidades de saúde, garantindo ampla acessibilidade:

  • Unidades da Atenção Básica.
  • Clínica da Família Dr. André Cano Garcia (Cidade Boa Vista).
  • Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos (Parque Santa Rosa).
  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPs): Alumiar, Devir e Álcool e Drogas (AD).
  • Sede do SAE/CTA (Parque Suzano).

No “Dia D” da campanha, realizado em 29 de novembro, o esforço foi concentrado em diversas Unidades Básicas de nove bairros, onde foram realizados 234 testes (117 para HIV e 117 para sífilis).

O secretário de Saúde, Diego Ferreira, destacou o valor da iniciativa: “Como temos feito em todos os meses, abraçamos mais essa campanha, que revelou os casos que mereciam a atenção por parte da pasta e trouxe recomendações sobre as ISTs. Reforçamos as ações na rede municipal, para que a população pudesse fazer os testes, de forma a garantir a prevenção e o tratamento necessários”.


Crédito das Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros