A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, realizou na noite desta quarta-feira (10/12) a entrega de mais 63 títulos de regularização fundiária. A solenidade garantiu a segurança e a posse definitiva de seus lares para famílias que residem em Núcleos de Interesse Social.
A prefeita Mara Bertaiolli participou da cerimônia e enfatizou a importância do trabalho para a vida dos mogianos.
“Estamos aqui reunidos para celebrar uma segurança que até então vocês não tinham, de ter a sua casa própria, de poder fechar a porta com a certeza de que ninguém vai tirar vocês de lá. Isso me reforça o porquê vale a pena a vida pública. Se eu estou prefeita, é para trabalhar para melhorar a vida de pessoas como vocês”, destacou a prefeita.
🔑 Fim da Insegurança e Início de um Novo Futuro
O secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Romildo Campello, ressaltou o significado da entrega do documento que comprova a propriedade, finalizando um processo que, em muitos casos, se arrastava por décadas.
“Tenho a certeza de que na cabeça de cada um aqui está a lembrança da casa onde moram, de quando começaram a construir… Agora isso acabou. Este é o momento da grande mudança. A partir de agora, a casa é inquestionavelmente de vocês. Está tudo regularizado e seguro para pensar no futuro de vocês e no futuro de seus filhos”, pontuou Campello.
📍 Distribuição das Matrículas Entregues
Com os 63 títulos entregues nesta quarta-feira, o número total de documentos de propriedade emitidos pela Prefeitura em 2025 chega a 330.
As matrículas entregues beneficiaram famílias residentes nos seguintes núcleos:
- Vila Estação: 30 famílias
- Vila Natal (II, III e VIII): 20 famílias
- Jundiapeba (quadra 52 e 62): 7 famílias
- Jardim São Francisco: 4 famílias
🗺️ Próximos Passos da Regularização
O trabalho de regularização fundiária, conduzido pela Secretaria de Habitação, tem como alvo os núcleos de interesse social, ocupados majoritariamente por população de baixa renda e que apresentam irregularidades no registro em cartório.
O processo, que não implica em custos para as famílias, além de garantir a posse, permite à Prefeitura realizar obras de infraestrutura nos núcleos beneficiados. A administração já tem diversas outras regularizações em andamento e próximas da fase final, incluindo outras quadras de Jundiapeba e a Chácara Santo Ângelo (Fase 1).
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, incluindo a secretária-adjunta de Habitação Social e Regularização Fundiária, Silvia Zamai, secretários municipais e o vereador Milton Lins, que representou a Câmara Municipal.
Crédito das Fotos: Divulgação/PMMC


