A Operação Natal Seguro, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, completou uma semana de atuação, intensificando a presença das forças de segurança nas áreas comerciais da cidade. A iniciativa visa garantir maior tranquilidade aos mogianos e comerciantes durante o período de maior movimentação e circulação de dinheiro, impulsionado pelas compras de fim de ano e o pagamento do 13º salário.
Para isso, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) foi ampliado significativamente por meio da Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), um programa municipal criado para aumentar a sensação de segurança nas ruas.
“Hoje, Mogi tem 296 guardas municipais, divididos entre as ruas dos bairros e do Centro, o COI (Centro de Operações Integradas), patrulhas específicas, administrativo e demais serviços, todos com a mesma importância, para fazer o atendimento à população ser rápido e eficiente. Com a Operação Natal Seguro, aumentamos de 50% a 100% este efetivo, dependendo da necessidade de cada região”, detalhou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
Ações Integradas e Tecnologia de Ponta
A Operação Natal Seguro é resultado de um trabalho de integração entre as forças de segurança. Em novembro, o secretário Ito realizou uma reunião com representantes das Polícias Militar e Civil para definir ações conjuntas e estratégias para a redução de ocorrências criminais durante o final do ano, reforçando a proteção dos moradores.
As ações da Prefeitura também foram debatidas com a sociedade civil. Nesta segunda-feira (08/12), o secretário Ito recebeu representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública de Mogi das Cruzes (Comsep) no Centro de Operações Integradas (COI) para discutir a Operação.
Na ocasião, Ito também apresentou a estrutura tecnológica que apoia a segurança no município, com destaque para o programa Smart Mogi. Este é um robusto sistema de monitoramento que utiliza 658 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Desse total, 210 equipamentos contam com tecnologia de reconhecimento facial e 448 realizam a leitura de placas de veículos, estando todos ligados ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo.
Crédito da Imagem: Divulgação/PMMC


