A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia, nesta quarta-feira (24), uma mobilização especial de segurança para coibir a realização de “fluxos” e “pancadões” durante o período natalino. A operação integrada reúne a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar e o Departamento de Fiscalização de Posturas, com o objetivo de garantir a ordem pública e o respeito à Lei do Silêncio.
As equipes atuarão em pontos estratégicos da cidade, mapeados pelos setores de inteligência, e também farão o monitoramento em tempo real de redes sociais para identificar convocações de eventos irregulares.
Foco no Sossego e Combate à Criminalidade
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, a medida é preventiva e necessária, já que essas aglomerações costumam estar associadas a outros delitos.
“Estaremos nas ruas para combater aglomerações que trazem problemas como tráfico de drogas, roubos e furtos de motocicletas. Nossa ideia é garantir um final de ano tranquilo para a população mogiana”, afirmou o secretário.
Balanço da Operação ‘Manutenção da Ordem’
O trabalho de fiscalização já vem sendo intensificado desde o início de dezembro através da Operação Manutenção da Ordem. O foco principal tem sido bares e adegas que desrespeitam o horário de funcionamento e promovem desordem.
Confira os números das últimas duas semanas (06 a 21 de dezembro):
- 56 diligências realizadas;
- 23 estabelecimentos fiscalizados;
- 15 autuações e 8 notificações por desrespeito à Lei Seca;
- 4 autuações por uso irregular de narguilé.
Em 30 das vistorias realizadas, as equipes encontraram os estabelecimentos fechados, o que demonstra o efeito inibidor da presença policial nas ruas.
Como denunciar?
A colaboração da população é considerada fundamental pelas forças de segurança. Moradores que identificarem o início de aglomerações ou som alto excessivo em estabelecimentos comerciais podem denunciar anonimamente.
- Telefone: 153 (Centro de Operações Integradas – COI)
- Atendimento: 24 horas por dia, todos os dias da semana.
- Custo: Ligação gratuita.
Créditos de Imagem: Divulgação / PMMC


