Quem passa pela Avenida Comendador Fumio Horii (Avenida das Orquídeas) já notou uma mudança impressionante na paisagem. Mogi das Cruzes finaliza 2025 com a entrega de seu novo Portal Monumental, uma estrutura de aço inox que mede mais de 20 metros de largura e sete metros de altura.
Assinada pelo renomado escultor mogiano Rodrigo Bittencourt, a obra é um verdadeiro mergulho na história e nos símbolos que fazem de Mogi uma cidade única.
O que o novo portal representa?
Mais do que um letreiro com o nome da cidade, o monumento integra seis esculturas que simbolizam os pilares de Mogi das Cruzes:
- Natureza: A Serra do Itapeti e a icônica Cruz do Século.
- Cultura: O Torii, representando a força da comunidade nipônica, e a pomba da Festa do Divino Espírito Santo.
- Economia e Progresso: Referências ao Polo Industrial e à Educação.
- Aventura: O voo de parapente, marca registrada do Pico do Urubu.
Parceria e Arte Local
O projeto foi viabilizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, com patrocínio das empresas Rinnai, Höganäs e Hud. O entorno do monumento também recebeu um trato especial: o paisagismo ficou por conta da empresa Fact Locação de Equipamentos, através do projeto municipal “Adote uma Praça”.
Rodrigo Bittencourt, que segue o legado de seu pai, o mestre Lucio Bittencourt, já soma 10 monumentos espalhados por Mogi, incluindo o famoso Cavalo Alado e a Mão Divina.
“Este é o maior projeto que já desenvolvi para a minha cidade. É uma forma de traduzir a identidade cultural de Mogi em metal e eternizá-la”, destaca o artista.
Galeria de Obras de Rodrigo Bittencourt em Mogi:
Se você gosta de fazer um “tour” artístico pela cidade, vale a pena conferir as outras obras do escultor:
- Cavalo Alado
- Índio
- Mão Divina
- Basquete (ProAC)
- Orquídea (ProAC)
- Siderurgia Mogiana (ProAC)
- Rosa (Aldir Blanc)
- Caminhão Júlio Simões
- Associação Comercial
- Novo Portal (Av. das Orquídeas)
Créditos: Divulgação/Robson Regato


