O distrito de Cezar de Souza, que vive um crescimento populacional acelerado, acaba de receber uma notícia histórica para a área da saúde. Nesta segunda-feira (12/01), a prefeita Mara Bertaiolli formalizou o início dos trâmites para a construção da UBS Jardim São Pedro, que será a primeira unidade de Porte III do município — a maior categoria de atenção básica prevista pelo Ministério da Saúde.
O projeto sairá do papel graças a uma importante parceria institucional. A prefeitura recebeu um “cheque” de R$ 6.793.115,19 da Câmara Municipal, referente à devolução de recursos da economia feita pelo Legislativo em 2025. Somado a esse valor, a obra contará com R$ 3,3 milhões vindos do Governo Federal, através do Novo PAC – Saúde.
Um gigante da saúde em Cezar de Souza
A nova unidade não é apenas grande em tamanho, mas também em capacidade. Localizada em um ponto estratégico — na Avenida João XXIII, nº 3050 (antigo terreno do SESI) — a UBS Jardim São Pedro foi projetada para atender a explosão demográfica da região, que cresceu mais de 70% na última década.
“A aplicação desses valores contribui diretamente para a ampliação do acesso aos serviços de saúde e para o atendimento das demandas de um distrito em constante crescimento”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Estrutura e Atendimento
A UBS Porte III funcionará como um centro de alta capacidade assistencial. Confira o que está previsto no projeto:
- Capacidade: Estimativa de 5.700 atendimentos mensais e até 63 mil procedimentos por mês.
- Especialidades: Consultórios clínicos, ginecológicos, odontológicos e multiprofissionais.
- Serviços: Salas de imunização (vacinas), coleta de exames, área de amamentação e espaços para atividades coletivas.
- Acessibilidade: Projeto moderno seguindo os padrões de sustentabilidade e eficiência.
Parceria e Expansão
O vice-prefeito Téo Cusatis e a secretária de Saúde, Rebeca Barufi, destacaram que a unidade vai desafogar o sistema atual, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos e filas. Além da UBS, Mogi das Cruzes também garantiu, via PAC, novos equipamentos, ambulância para o SAMU e o sistema de Telessaúde.
Próximos Passos
Logo após receber os recursos, a prefeita assinou a autorização para licitação. Isso significa que a prefeitura agora buscará a empresa responsável pela execução da obra. Com uma população estimada em 60 mil habitantes em 2026, Cezar de Souza passa a ter um cronograma real para receber um dos equipamentos de saúde mais modernos da região.
Fique por dentro: Acompanhe o Fofoquei Mogi para saber as datas de início das obras e novas atualizações sobre a saúde na nossa cidade!
Créditos da imagem: Divulgação – PMMC


